• Nota de Pesar •

Mestre Cachoeira
Foto: Helio Filho

 

Mestre Cachoeira

 

É com profundo pesar que recebemos a notícia de falecimento do Mestre Francisco de Assis, conhecido como Mestre Cachoeira. Sua partida deixa um vazio irreparável na cultura popular cearense. Guardião incansável dos saberes do reisado, aboio e maneiro pau, manteve viva a memória e a riqueza ancestral dessas tradições.

 

Brincou com figuras icônicas como Mestre Aldenir, Mestre Bastião e Mestra Margarida. Sempre com seu pandeiro a tilintar nas mãos, Mestre Cachoeira costumava dizer que só experimentou verdadeiramente a mocidade depois de largar a lida com o gado e abraçar o universo dos Mateus.

 

Daqui, já podemos ouvir a festa no céu, Cachoeira agora se une a tantos que iluminaram esta terra com seus saberes e encantamentos. Contam os anjos que o Mestre Miguel lhe espera na porta do paraíso, ensaiando rimas para entoarem juntos.

 

Seu legado seguirá na memória dos que ficam a seguir seus passos na brincadeira. Nossa solidariedade aos amigos e familiares.

 

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, – Gizélia Pinheiro(Batateiras) – Crato – CE

Ir para o conteúdo