• Nota de Pesar •

Efrain Almeida
Foto: Acervo

 

Efrain Almeida

 

Nos despedimos do artista Efrain Almeida com a certeza de que a sensibilidade e poética de seu trabalho seguirá atravessando diferentes territórios. Natural de Boa Viagem, Ceará, ativou no entalhe da madeira, no colorido da aquarela e no ponto do bordado, relações entre paisagem, corpo e sagrado, regidos pela autobiografia e a instância da fabulação.

 

Moldou as lembranças do fazer de seu pai carpinteiro e das tradições religiosas ainda na infância, as quais influenciaram sua arte. Suas esculturas são de corpos ou partes do corpo que remetem a “milagres” e ex-votos – ofertados pelos fiéis ao santo de devoção em agradecimento a uma graça alcançada.

 

Em 2023, Efrain inaugurou o espaço expositivo do Centro Cultural do Cariri com a exposição “Encarnado”, reunindo 25 obras que apresentaram proporções entre a natureza íntima e o voo dos pássaros, tendo nas mãos sua dimensão como escala, afeto e percepção. 

 

Suas exposições individuais recentes incluem O Jardim, no Museu Oscar Niemeyer (2024), O Sexto Dia, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (2022); A Memória da Mão, no MCO Arte Contemporânea, em Porto (Portugal, 2018) e Trance, na James Harris Gallery, em Seattle (Estados Unidos, 2017).

 

Efrain deixa um legado de generosidade e o caminho do encaixe da arte às subjetividades sociais. Que sua passagem seja guiada por uma revoada de lavadeirinhas e pintada pelas as cores de seu imaginário. 

 

Nossa profunda solidariedade aos seus familiares e amigos. 

 

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N° 01 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE.

Ir para o conteúdo