• Nota de Pesar •

Mestre Mosquito
Foto: Samuel Macedo

 

Mestre Mosquito

 

Nos despedimos do Mestre Mosquito com a certeza de que sua alegria de viver é um legado a ser seguido à risca. Nascido José Antônio dos Santos, ele chegou das terras alagoanas aos seis anos, fincando raízes na Rua das Dores, em Juazeiro do Norte. Foi através do Mestre Zuza Cordeiro que ele encontrou o encanto do Reisado. Com Zuza, dançava como bandeirinha, trazendo à vida o ritmo das canções com um chocalho nas mãos, onde a cadência era sua poesia silenciosa.

 

Sua infância e juventude floresceram em meio às cores vibrantes, renovações festivas, cortejos e quilombos, preenchendo sua alma com a magia da cultura popular. Quem conhecia Mestre Mosquito sabia que eram as noites de Natal que mais iluminavam seu espírito. Ele amava estar entre os grupos que visitavam as casas de outros mestres, até chegarem à Praça Padre Cícero, onde o presépio do Menino Jesus, ladeado pelos três Reis Magos, brilhava com uma luz especial.

 

Discípulo dedicado de Mestre Pedro, Mestre Sebastião Cosmo e Mestra Margarida, em 1999, ele fundou seu próprio grupo, o Reisado Nossa Senhora das Dores. Seu compromisso com a tradição e a cultura foi uma chama que nunca se apagou.

 

Mestre, que sua jornada pela eternidade seja guiada pela voz daqueles que permanecem e cantam em sua homenagem. Em uníssono, entoamos cânticos para manter sua memória tão viva quanto as cores de suas vestes e seu sorriso contagiante, perpetuando suas práticas, saberes e oralidades.

 

Nossa profunda solidariedade aos seus familiares, amigos, brincantes e discípulos. Que cada um encontre conforto na lembrança de sua feliz passagem por este mundo.

 

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N° 01 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE.

Ir para o conteúdo