• Nota de Pesar •

Mestre Domingos
Foto: Samuel Macedo

 

Mestre Domingos

 

O Cariri cearense se despede de uma das sabedorias mais bonitas da cultura de tradição popular. Mestre Domingos conduziu a Banda Cabaçal Padre Cícero da herança de seu pai, Mestre Miguel, que herdou de seu avô, Mestre Clemente, contando mais de 100 anos de tradição em Juazeiro do Norte, sendo uma das primeiras formações de `Zabumba` do município. Quando questionado sobre a idade com qual começou a tocar, a resposta era a mesma de seu pai: “Desde quando eu tava na barriga da minha mãe”, mas sua lembrança mais antiga é de seus 5 anos. 

Guardava em seu coração a memória das renovações do Sagrado Coração de Jesus e tinha materializado em seu ser a devoção mais genuína do significado da festa. Sabia de cór os sítios da encosta da serra da Chapada do Araripe em que aconteciam as celebrações, as árvores do caminho e o sentimento do brincante ao se aproximar da casa para fazer a alvorada. 

 Que em sua passagem, mestre, os angicos e as aroeiras possam lhe vigiar em silêncio, e que o ar comprimido dentro da zabumba que carrega em seu ombro, dê o alívio pro seu peito tocador. Hoje, a tríade de avó, pai e filho se encontra no céu e não há quem consiga ficar parado com o som quente do baião e da marcha. 

Toda nossa solidariedade aos seus familiares e amigos, que possam encontrar alento e luz na lembrança de sua alegria e vivacidade.  

 

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro(Batateiras) – Crato – CE

 

Ir para o conteúdo