Mestra Zenilda Soares
Com profundo pesar, a Secretaria da Cultura do Ceará recebeu a notícia do falecimento de Mestra Zenilda.
Mestra em culinária Regional, a filha de Assaré, no Cariri, Francisca Zenilda Soares Ferreira, ficou reconhecida pelo preparo de linguiças regionais artesanais, levando o nome do Ceará a outros estados do País por meio dos sabores locais. Recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura em 2018.
Guardiã da cultura alimentar regional, Mestra Zenilda da Linguiça, como era reconhecida, dedicou a vida à preservação e transmissão dos saberes tradicionais da produção artesanal de linguiça, um ofício que herdou da mãe Alexandrina Gomes de Matos.
À frente do restaurante que leva seu nome e do companheiro de um casamento de 45 anos, o Dim, o negócio “Zenildim” marcou gerações com o sabor e a excelência de sua cozinha, com produtos naturais locais e temperos que são a cara da nossa terra.
Em 2023, foi homenageada no Encontro Mestres do Mundo pelo @mercadoalimentace , dando nome à cozinha-show coordenada pelo equipamento cultural da Secult.
Por meio da memória alimentar e da resistência aos desafios sociais de ser uma mulher à frente dos negócios da família, Mestra Zenilda cultivou um legado que ultrapassa fronteiras e manterá viva a ancestralidade do seu povo para sempre.
A Secult Ceará, neste momento de tristeza, manifesta sua solidariedade aos amigos e familiares de Mestra Zenilda, cuja contribuição cultural e social serão sempre lembrados e celebrados.