O Festival Sérvulo Esmeraldo 95 inicia nesta segunda-feira, 28 de outubro, celebrando o legado do artista, que completaria 95 anos em 2024. Na sua quinta edição, a programação conta com o apoio do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, consolidando-se no calendário cultural da região.
Com o tema “Venha Somar”, o festival reverencia a memória e a perpetuação do trabalho de Sérvulo Esmeraldo, promovendo exposições, oficinas, residências artísticas e vivências culturais gratuitamente. A programação, que acontece de 28 de outubro a 03 de dezembro, inclui ações para a formação artística e de público, homenageando a alegria, o conhecimento e o afeto presentes na obra do artista.
A programação terá abertura com a mostra “Terra Profanada”, do artivista goiano Siron Franco, no Centro Cultural do Araripe, localizado no Largo da RFFSA, seguindo em cartaz até 30 de novembro. A instalação de Franco aborda temas ambientais e a defesa dos povos originários, ressaltando a urgência da proteção ao planeta.
A Universidade Regional do Cariri (URCA) sediará oficinas ministradas por artistas renomados como Siron Franco, Berna Reale, Rivane Neuenschwander e Pedro Mottai. As atividades ocorrem presencialmente, de 28 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, das 14h30 às 17h30, voltadas para artistas, fotógrafos, artesãos, professores e estudantes de artes, design e arquitetura.
No Centro Cultural do Cariri, a exposição “esse é Sérvulo Esmeraldo”, com curadoria de Dodora Guimarães, integra ao conjunto da programação e reúne mais de 50 obras que destacam a interseção entre arte, geometria e experimentação social, celebrando a trajetória de Esmeraldo e seu papel na inserção do Ceará no mapa das artes contemporâneas.
A estreia do curta-metragem “Mulher Barco”, dirigido pelo Tibico Brasil, também integra as atividades e acontece no Pequeno Palco do CCCariri. O documentário aborda a escultura “La Femme Bateau”, uma obra que simboliza segurança, fantasia, coragem e esperança.
O Festival Sérvulo Esmeraldo é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio da Galeria Estação e em parceria com a Universidade Regional do Cariri, a Prefeitura Municipal do Crato, o Instituto Cultural do Cariri e o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.
A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, a biblioteca, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.
SERVIÇO
Confira a programação completa:
De 28/10 a 30/11
Residências artísticas, masterclasses, exposições, oficinas, palestras, vivências ambientais, estendendo-se até 30 de novembro de 2024 (exposições, bate-papos na web).
Dia 28/10
Início das masterclasses e oficinas do FSE 95
Masterclasses dos artistas residentes
Dia 28/10 – das 10h às 12h: Siron Franco. Mediação: Profa. Ana Cláudia Assunção
Dia 29/10 – das 10h às 12h: Berna Reale. Mediação: Prof. Flaw Mendes
Dia 30/10 – das 10h às 12h: Rivane Neuenschwander. Mediação: Prof. Samuel Macêdo
Dia 31/10 – das 10h às 12h: Pedro Motta. Mediação: Profa. Lydiane Vasques.
Gratuitas e abertas ao público
Local: Galeria do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Dia 28/10, a partir das 19h
Solenidade de Aberturas do FSE95, com a inauguração da exposição Terra Profanada, de Siron Franco
Gratuita e aberta ao público até 30 de novembro de 2024
De terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h
Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA – Centro
Dia 01/11, às 19h
Pré-estreia do curta-metragem Mulher Barco, com a presença do cineasta Tibico Brasil
Gratuita e aberta ao público
Centro Cultura do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato
Dia 03/11, a partir das 17h
Encerramento das oficinas e apresentação pública dos trabalhos construídos
Aberturas das exposições das oficinas de Siron Franco (GO), Berna Reale (PA), Rivane Neuenschwander (MG) e Pedro Motta (MG) com Kátia Lombardi (MG)
Local: Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Dias 09, 16, 26 e 30 de novembro
Bate-papos na web, no canal do YouTube do Instituto Sérvulo Esmeraldo
Exibição de quatro bate-papos na web, com o tema Porque o Cariri Encanta…
Dia 09/11 – Arte e Meio Ambiente: Siron Franco, Artista Master do FSE 95 + Ruy Lima, jornalista
Dia 16/11 – As linhas do Tempo: Alexandre Hebert, artista têxtil e performer + Ariane Moraes, estilista
Dia 23/11 – Arqueologia e Pintura: Heloisa Bitú, Arqueóloga (IAC/FCG/URCA) + Ana Claudia Assunção, artista visual
Dia 30/11 – Paleontologia e Inteligência Artificial: Álamo Feitosa, paleontólogo e professor (Geopark Araripe/URCA) + Mauro Oliveira, professor (Pirambu Innovation)