Cineclube Cego Aderaldo exibirá “Paloma” e “Todo Dia é Hum”; confira a programação completa de setembro

As exibições acontecem no Centro Cultural do Cariri, todas as quintas-feiras, são gratuitas e contam com a curadoria de José Eldo Elvis. Neste mês, as produções abordam questões de identidade, resistência e diversidade.
Foto: Divulgação

Fomentando a experiência cinematográfica compartilhada, o Cineclube Cego Aderaldo, promovido pelo Centro Cultural Sérvulo Esmeraldo – um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte – apresenta, em setembro, uma programação com filmes que abordam questões de identidade, resistência, diversidade e as memórias afetivas e sociais da região do Cariri.

As atividades tiveram início na última quinta-feira (05), com o documentário “O Reino da Glória”, dirigido por Cibele Moraes e produzido por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O curta-metragem, com classificação indicativa de 16 anos, narra a história de Maria da Glória Pereira, conhecida como Glorinha, proprietária do mais importante cabaré da cidade do Crato nas décadas de 1950 e 1960.

A programação segue com a exibição de “Os Camarões Brilhantes” (Le Crevettes Pailletées), uma comédia francesa dirigida por Cédric Le Gallo e Maxime Govare. O filme, que será exibido no dia 12 de setembro, às 18h, no Bosque, conta a história de Matthias Le Goff, um campeão olímpico de natação que, após fazer declarações homofóbicas na TV, é obrigado a treinar uma equipe de polo aquático composta inteiramente por atletas gays. A tarefa se revela desafiadora, especialmente porque, apesar da péssima forma física dos membros da equipe, eles têm como objetivo se qualificar para os Jogos Gay, que ocorrerão em breve na Croácia. A classificação indicativa é 16 anos.

No dia 19 de setembro, no Pequeno Palco, o cineclube exibirá o filme “Paloma”, dirigido por Marcelo Gomes e filmado na cidade do Crato, às 18h. A trama, com classificação indicativa de 16 anos, aborda a vida de Paloma, uma mulher trans e agricultora, que enfrenta o preconceito em sua luta por realizar um casamento tradicional na igreja. A produção, que já conquistou diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais, destaca a atriz juazeirense Anita de Souza Macedo, que interpreta Jenifer, filha da protagonista.

Fechando a programação do mês, no dia 26 de setembro, o cineclube apresenta, no Pequeno Palco, a performance de longa duração “Todo Dia é Hum”, com a participação do diretor Dimitri BR. A apresentação, que começa às 18h, é uma obra experimental que consiste em cantar diariamente um trecho de canção nos stories do Instagram durante um ano. Esse processo foi transformado em um longa-metragem e em um calendário, ambos exibidos originalmente em 2018 no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, no Rio de Janeiro. A classificação indicativa é Livre.

Antes de cada sessão, o cineclube propõe um ambiente de convivência, onde o público pode se reunir para uma experiência gastronômica com caldinho oferecido pelo Centro Cultural. Após as exibições, são promovidas discussões para que os participantes compartilhem suas perspectivas e debatam sobre as obras.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.

A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, a biblioteca, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.

Programação de Setembro

12 de setembro

Os Camarões Brilhantes (Le Crevettes Pailletées)

Direção: Cédric Le Gallo e Maxime Govare