Centro Cultural do Cariri recebe o Festival Tela Cariri de 26 a 30 de março

A programação conta com homenagens, rodadas de negócios, mostras competitivas e apresentações artísticas, valorizando o audiovisual do Nordeste
Foto: Assessoria do Tela Cariri

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, recebe, de 26 a 30 de março, o Festival Tela Cariri – O Nordeste é Coisa de Cinema. Com uma programação diversificada, a realização conta com exibições de filmes, mostra competitiva, palestras, workshops, rodada de negócios, shows e encontros entre realizadores. Toda a programação é gratuita. 

A chegada do festival ao equipamento fortalece iniciativas já desenvolvidas pelo CCCariri, como o Cineclube Cego Aderaldo, que democratiza o acesso ao cinema e promove debates sobre a sétima arte.

Com uma curadoria que valoriza a produção audiovisual do Nordeste, o festival recebeu mais de 400 inscrições de todos os estados da região para a Mostra Competitiva, coordenada por Janaína Diniz. Além da Mostra Competitiva, que contará com 31 filmes (24 curtas e 7 longas), o Festival também apresentará as Mostras Chapada do Araripe e Universitária, além de workshops, palestras, laboratório de criação e a rodada de negócios “O Nordeste é Coisa de Cinema”, realizada de 26 a 28 de março. Durante esse período, as produtoras dos filmes terão a oportunidade de se conectar com players do mercado, como A2 Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil, Canal Curta e Europa Filmes.

Com a correalização do festival, o Centro Cultural do Cariri fomenta a experiência cinematográfica compartilhada, oferecendo encontros entre profissionais do setor, cinéfilos e a troca de experiências. 

As exibições no equipamento acontecerão em espaços como o Parque, com uma tela inflável de tecnologia 4K para as projeções ao ar livre, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível e descontraída ao público. Além disso, o Pequeno Palco será dedicado à exibição de curtas-metragens, enquanto outras salas receberão rodas de negócios, palestras e seminários sobre a Lei Paulo Gustavo, políticas públicas para o audiovisual e a produção independente.

O evento reunirá produtores, empresas de streaming e outros profissionais do setor, o que representa uma oportunidade significativa para o fortalecimento do audiovisual nordestino e brasileiro.

Homenageados

O festival também destaca figuras essenciais do cinema nordestino. Entre os homenageados estão o cineasta e roteirista Rosemberg Cariry, referência no audiovisual caririense; o cineasta e ambientalista Jefferson de Albuquerque Júnior, diretor de Dona Ciça do Barro Cru; o curador e cineclubista Edmilson Martins, da Cantina Zé Ferreira; o produtor Luiz Carlos Barreto (Barretão), responsável por clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos; e a atriz e diretora Marcélia Cartaxo, premiada por atuações em A Hora da Estrela, Pacarrete e A Mãe.

No Centro Cultural do Cariri, a programação de homenagens acontece nos dias:  

Na sexta-feira, 28 de março, o produtor Luiz Carlos Barreto será reconhecido por sua trajetória. No sábado, 29 de março, a atriz e diretora Marcélia Cartaxo receberá sua homenagem. O festival se encerra no domingo, 30 de março, com uma grande homenagem a Rosemberg Cariry e a estreia do filme Pelos Trilhos de Corisco e Dadá, dirigido por Bárbara Cariry.

Tela Cariri

O Festival de Cinema Tela Cariri, que teve início em 19 de março e segue até 30 de março, fortalece o cenário audiovisual do Nordeste, destacando o talento dos cineastas e promovendo o intercâmbio entre diferentes agentes da indústria. O festival percorrerá as cidades de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Campos Sales e Crato, com mostras competitivas e não competitivas de realizadores nordestinos.

Os filmes serão exibidos gratuitamente em telões instalados em diferentes pontos das cidades. O Festival de Cinema vai premiar as melhores produções audiovisuais do Nordeste, nas mostras de curtas e longas-metragens, em categorias como Melhor Filme, Melhor Atuação, Prêmio Popular, além de categorias técnicas.

 

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. 

Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, biblioteca, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios. 

A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.

Serviço

Tela Cariri no Centro Cultural do Cariri

De 26 a 30 de março

Confira a programação completa aqui

Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato, Ceará

Pular para o conteúdo