Centro Cultural do Cariri recebe a exposição “Nagual, Fotografias de Graciela Iturbide” no próximo domingo, 8 de dezembro

A mostra composta por mais de 80 fotografias, apresenta o olhar singular da fotógrafa mexicana sobre culturas, natureza e espiritualidade.
A mostra composta por mais de 80 fotografias, apresenta o olhar singular da fotógrafa mexicana sobre culturas, natureza e espiritualidade.

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, convida o público para a abertura da exposição “Nagual, Fotografias de Graciela Iturbide”, no próximo dia 8 de dezembro, às 18h, no Pequeno Palco. A mostra, que estará aberta até 31 de maio de 2025, ocupará a Galeria 1 – piso 2, e traz uma das mais influentes fotógrafas latino-americanas em uma jornada por imagens que transcendem culturas, natureza e espiritualidade.

A curadoria tem como base o conceito do nagual, figura mítica associada à transformação espiritual e à conexão com o invisível na cultura mexicana. Reunindo mais de 80 fotografias em preto e branco, captura não só a essência do México, mas também de países como Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos. As imagens refletem o olhar singular da artista, que encontra beleza e significado no cotidiano, na força das tradições e no diálogo entre o ser humano ancestral e a natureza.

Graciela Iturbide, que já esteve por duas vezes no Cariri, estará presente na cerimônia de abertura da exposição. A artista é reconhecida por explorar temas ligados às culturas dos povos originários, sendo celebrada por imagens como a “Mulher Anjo”, de 1979, registrada durante um estudo visual de um povo ex-nômade no deserto mexicano, próximo à fronteira com o Arizona, a pedido do Instituto Nacional Indigenista.

A exposição “Nagual” convida o público a percorrer um México profundo e sensível, distante dos estereótipos conhecidos pela difusão da mídia norte-americana. Suas fotografias registram o ritmo das comunidades populares, o voo dos pássaros, o vazio das paisagens desérticas e o surrealismo presente nas tradições e rituais.

Reunindo as imagens de um México profundo, Graciela leva os visitantes para visitar a essência de culturas e paisagens culturais de outros países que visitou com seu olhar particular, como Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos. Frente a essas imagens simbólicas, vivemos uma relação de integração com elementos e personagens que ecoam em nossas próprias culturas ancestrais: brincantes, mascarados, mulheres em seus ofícios, crianças em seus sonhos, a natureza exuberante, animais em sua liberdade e as pedras que guardam as memórias do tempo.

 

Graciela Iturbide

 

Nascida na Cidade do México em 1942, iniciou sua carreira na década de 1970 sob a orientação de Manuel Álvarez Bravo. Suas obras já foram exibidas em instituições  como o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Arte Contemporânea de Chicago, e integram coleções permanentes nesses espaços. Em 2008, recebeu o Prêmio Hasselblad de Fotografia, consolidando sua posição entre os grandes nomes da arte mundial.

No texto curatorial, Rosely Nakagawa, diretora do Centro Cultural do Cariri, afirma:

“Graciela se aproxima do sujeito ou objeto para mostrar sua essência, transformando-os numa ação sincrética potente, em reciprocidade direta com a natureza e a cultura de cada um.”

 

Sobre o Centro Cultural do Cariri

 

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.      

Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.

A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.

 

SERVIÇO

 

Abertura da exposição

Nagual, Fotografias de Graciela Iturbide

Data: 8 de dezembro de 2024

Horário: 18h

Local: Pequeno Palco – Piso 0, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo

 

Exposição

Período: 8 de dezembro de 2024 a 31 de maio de 2025

Local: Galeria 1 – Piso 2, Centro Cultural do Cariri

Classificação indicativa: Livre

 

Endereço

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato

 

Pular para o conteúdo