O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, foi indicado ao prêmio Melhores 2025 – Revista Celeste, na categoria Instituição de Destaque. A votação pública segue aberta até o dia 10 de dezembro.
Organizada pela Revista Celeste, a premiação celebra instituições, artistas e projetos que marcaram o ano no campo da arte contemporânea. A seleção de 2025 destaca cinco categorias: melhor exposição individual, melhor exposição coletiva, artista destaque, instituição destaque e livro de arte, ressaltando um ano marcado por bienais, novas experimentações e diálogos sobre território, memória e imaginação. Entre grandes instituições brasileiras, o Centro Cultural do Cariri concorre ao lado do Pinacoteca Ceará, MASP, Pinacoteca de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Museu das Favelas, entre outros.
A indicação reforça o compromisso do Centro Cultural do Cariri com a democratização do acesso à cultura e a valorização dos saberes do território, promovendo encontros entre arte, ciência, tecnologia e formação. O CCCariri, maior equipamento de cultura do Ceará, desde 2022, realizou mais de 1.500 ações, beneficiando cerca de 700 mil pessoas com atividades gratuitas, incluindo exposições, residências artísticas, festivais, programas de formação e intercâmbios.
A votação segue aberta, e o público pode registrar seu voto diretamente no formulário disponibilizado pela revista no link.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
Instalado na cidade do Crato, Ceará, o equipamento é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios.
O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com uma ampla estrutura que inclui Galerias, Residências Artísticas, Salas de Formação, Biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Núcleo de Artes e Ofícios, Rádio Unaé, Bosque, Terreiro das Artes, Areninha, Pista de Esportes de Radicais, Quadras de Areia e Brinquedopraça.
Em processo de estruturação, estão o Teatro-Escola, as Salas de Aula e Ensaio, o Café, o Restaurante-Escola e o Planetário. Com essa diversidade de espaços, o Centro Cultural do Cariri se consolida como um equipamento de encontro e convivência, promovendo o acesso democrático à cultura, à educação, à ciência e à cidadania.
SERVIÇO
Centro Cultural do Cariri é indicado ao prêmio “Melhores 2025 – Revista Celeste” como Instituição de Destaque


