Centro Cultural do Cariri integra ação de coleta seletiva durante a Expocrato 2025

Parceria com a Prefeitura do Crato mobiliza 60 catadores e catadoras e deve recolher cerca de 15 toneladas de materiais recicláveis durante a feira.
Vivência “Movimenta” na entrega das camisas e EPIs da coleta seletiva 2025. Foto: Samuel Macedo

Um dos eixos centrais da atuação do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo é a sustentabilidade ambiental e a cidadania. Durante a Expocrato 2025, o, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, integra uma ação voltada à coleta seletiva, em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMMA), e com a Associação dos Agentes Recicladores de Crato (AARC).  A ação envolve diretamente 60 catadores e catadoras da região e busca fortalecer práticas sustentáveis na maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. 

Em 2024, foram recolhidas pela SEMMA 11,3 toneladas de materiais recicláveis, o que representou um aumento de 36% em relação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é ultrapassar a marca das 15 toneladas. No 5º dia de ação, já se conta 5 toneladas coletadas.

Garrafas PET, alumínio e outros resíduos sólidos serão direcionados para reciclagem, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e para a geração de renda de quem atua na coleta. Durante a entrega das camisas e EPIs a equipe da coleta, o CCCariri realizou a “Vivência movimenta: Exercício físico para para o bem estar” com o facilitador Lázaro Macêdo.

Presente no território do Cariri como um espaço de diálogo entre arte, ciência, educação e natureza, o Centro Cultural do Cariri reafirma, com esta parceria, seu papel ativo na promoção das ações socioambientais e culturais.

“Participar dessa iniciativa nos permite exercitar uma abordagem transversal, que articula cultura, educação ambiental de forma concreta e colaborativa. No contexto de um grande evento, essa ação ganha ainda mais força ao mobilizar saberes diversos, esforços institucionais e o protagonismo dos catadores e catadoras da cidade. É uma oportunidade de ampliar a consciência coletiva sobre o destino dos resíduos, promover a dignidade do trabalho de base e reafirmar que a cultura também se constrói no compromisso com a sustentabilidade e com o bem viver dos territórios”, afirma Fabiana Barbosa, assessora executiva do Centro Cultural.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

Instalado na cidade do Crato, Ceará, o equipamento é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Desde sua abertura ao público, cerca de 1.500 ações foram realizadas e aproximadamente 600 mil pessoas foram beneficiadas com as programações, todas totalmente gratuitas.

O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com uma ampla estrutura que inclui Galerias, Residências Artísticas, Salas de Formação, Biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Núcleo de Artes e Ofícios, Rádio Unaé, Bosque, Terreiro das Artes, Areninha, Pista de Esportes de Radicais, Quadras de Areia e Brinquedopraça. 

Em processo de estruturação, estão o Teatro-Escola, as Salas de Aula e Ensaio, o Café, o Restaurante-Escola e o Planetário.  Com essa diversidade de espaços, o Centro Cultural do Cariri se consolida como um equipamento de encontro e convivência, promovendo o acesso democrático à cultura, à educação, à ciência e à cidadania.

Ir para o conteúdo