Campeões da 2ª etapa do Circuito Cearense de Skate são definidos no Centro Cultural do Cariri

A competição reuniu atletas de diversas localidades do Ceará e discutiu sobre acessibilidade e direito à cidade.
Foto: Samuel Macedo

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte –  sediou, de 13 a 15 de setembro, a 2ª etapa do Circuito Cearense de Skate, reunindo atletas de várias localidades do Ceará. Durante o evento, os competidores disputaram em categorias diversas, destacando-se entre os melhores no cenário estadual.

Na categoria Mirim, os campeões foram: 1º lugar Thales Lima, 2º lugar Gabriel Lima, 3º lugar Jonathan Pigmeu, 4º lugar Cassiano Lima e 5º lugar Francisco Rafael. No Feminino, Ceres Oliveira conquistou o 1º lugar, seguida por Júlia Cidrao em 2º lugar, Anna Julya em 3º lugar, Esther Gonçalves em 4º lugar e Maria Lucilene em 5º lugar.

 Entre os Iniciantes, Wrick Santiago garantiu o 1º lugar, seguido por Ruan Henry em 2º lugar, Felipe Mendes em 3º lugar, Levi Medeiros em 4º lugar e Raley Mendes em 5º lugar. Na categoria Master, Tiago Araújo ficou em 1º lugar, enquanto Anderson Almeida conquistou o 2º lugar, JP Nascimento o 3º lugar, Ivo de Abreu o 4º lugar e Marcílio Alves o 5º lugar. Na categoria Amador, Juliano Prado sagrou-se campeão com o 1º lugar, Israel Victor ficou em 2º lugar, Anderson Monte em 3º lugar, Vini Costa em 4º lugar e Davi dos Santos em 5º lugar.

Os atletas somaram pontos para o ranking estadual de 2024, e os melhores colocados garantiram vaga para o Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador, que será realizado em São Paulo.

A programação também contou com o “Diálogos Transversais – Trajetórias”, uma roda de conversa no Bosque do Centro Cultural, onde os skatistas Vinicius Costa, Anderson Rezende, Adriano Castro e Juan Silva compartilharam suas experiências, discutindo temas como acessibilidade e direito à cidade. Essa atividade fez parte do projeto “Interseções – Skate, Arte e Vida”, que reflete sobre a interseção entre o esporte, a arte e a vida cotidiana.

 

Sobre o Centro Cultural do Cariri

 

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.

A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, a biblioteca, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.

 

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo 

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato

Pular para o conteúdo