Palestra- Arte e pensamento na mistura entre corporeidade planta e corporeidade travesti

141 141 people viewed this event.

Classificação indicativa: Livre

com Lyz Vedra

A interseccionalidade entre as vivências de travestis e plantas se dá, entre outras coisas, a partir do modo como são lidas e concebidas pela lógica do projeto ontocapitalista de mundo, sempre através da perspectiva da racionalidade e da racialidade. Travestis e plantas são sistematicamente despossuídas do próprio direito à vida. Exemplo disso é a exclusão dessas corporeidades pelo processo de dominação racista europeu e pelas filosofias que definem o conceito de humanidade, utilizado para segregar o que não é considerado humano dos “verdadeiros humanos de direito” ou daquilo que possue ou não o direto de viver.

Lyz Vedra é travesti e artista-pesquisadora das artes do corpo, atuante na produção de conhecimento por meio de um pensamento sensível em artes. Desenvolve pesquisas a partir de um eixo corpo-artenatureza, nas quais propõe discussões ético-estético-políticas atravessadas pelo que nomeia Micropolítica Ecossomática, Insurgências de Gênero e Enunciação Travesti. É mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes e Bacharela em Dança, cursos vinculados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Acessível em Libras 👋🏽

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL:

Data e Hora

03-10-2024 / 16:00