Voltado ao mapeamento, estímulo e discussão de tópicos relacionados à cultura contemporânea a partir da territorialidade do Cariri Cearense, o 1º Programa de Exposições do Centro Cultural do Cariri apresenta as discussões e elaborações estéticas e críticas pertinentes às demais regiões do país. Na primeira edição, apresenta uma interseção entre arte, ancestralidade e território, conectando o público às raízes e expressões poéticas presentes nas obras dos artistas Pedro de Lima, soupixo, Lyz Vedra e da dupla Rita Huni Kuin e Yaka Huni Kuin.
Exposições
Baião de Dois: Xilogravuras e Encantos, de Pedro de Lima, mergulha no imaginário popular nordestino com mandalas
que evocam a presença de orixás, vaqueiros e as celebrações festivas como maracatu e carnaval, resgatando símbolos da memória cultural nordestina.
A dupla indígena Rita Huni Kuin e Yaka Huni Kuin, na exposição Entre Mundos, apresenta um conjunto de pinturas que funcionam como portais para a cosmogonia de seu povo, revelando tecnologias ancestrais de travessia e convidando o visitante a se conectar com as dimensões espirituais e simbólicas do universo Huni Kuin.
soupixo, com Denegrindo Arqueologia Pessoal, constrói um relicário de artefatos familiares que discute questões étnico-raciais, unindo a perspectiva autobiográfica à experiência coletiva de tornar-se negra.
Escuta Sensível das Plantas, de Lyz Vedra, convida o público a uma imersão em uma paisagem ecopoética. Suas composições propõem uma experiência contemplativa sobre a natureza e seus ciclos orgânicos, desafiando a relação tradicional entre razão e sensibilidade.
Presskit Digital – 1º Programa de Exposições do Centro Cultural do Cariri
Confira o material de divulgação com texto curatorial, vídeo Libras, além de fotos de obras da exposição.